O GNU Image Manipulation Program ou GIMP é um editor de imagens bitmap, um programa para criação e edição de imagens de bitmap. Também tem suporte a formatos de imagem vectorial.
O GIMP é muito utilizado para processamento de imagens e fotografias exibidas na Internet. Seus usos incluem redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover partes indesejadas das imagens e converter arquivos entre diferentes formados de imagem digital.
O GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projecto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente.
O GIMP também tem a característica de talvez ser o primeiro grande projecto de código aberto para usuários finais. O GIMP foi a prova de que projectos de código aberto e livres poderiam desenvolver coisas para serem usadas por leigos, abrindo as portas para a união de esforços que levaram ao desenvolvimento de outros grandes projectos como o GNOME, o KDE, o Mozilla e o OpenOffice.org, e vários outros aplicativos que os seguiram.
O formato nativo de imagens do GIMP é o XCF que possui muitos recursos extras como imagem em camadas (layers). O GIMP também pode abrir, editar, converter e gravar nos formatos SVG, Ico, BMP, PSD, GIF, JPG, PNG, TIF e outros formatos.
retirado de WIKIPÉDIA, em 18/11/2007
domingo, 18 de novembro de 2007
O QUE É O GIMP?
Publicada por Liliana Monteiro às 17:33
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
O GIMP é um programa MUIT'A esquisito e está em inglês e português...
Enviar um comentário