sábado, 29 de setembro de 2007

Proposta para a Unidade 2

Na unidade 2 vamos falar sobre CONCEITOS BÁSICOS MULTIMÉDIA, tendo em conta que os conteúdos são os seguintes:

  • Tipos de média
  • Conceito de multimédia
  • Modos de divulgação
  • Linearidade e não-linearidade
  • Tipos de produtos
  • Tecnologias multimédia
Venho vos propor que deixem em comentário links para sites relacionados com os conteúdos leccionados na Unidade 2.

3 comentários:

/\/\|c@§ disse...

http://divulgacaodeconteudos.blogspot.com/


http://www.citi.pt/multimedia/conceitos.html

http://www.fca.pt/livros-html/downloads/415_6_mti_pag08.pdf

Barradas disse...

Tipos de média
Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos;
Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.

Origem
Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

Interacção
Existe quem diferencie as categorias de multimédia linear e não-linear.

Na multimédia linear o utilizador não tem qualquer tipo de controlo no desenrolar do processo, enquanto que
A multimédia não-linear oferece interactividade com o utilizador.

Modos de divulgação
Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.

Tipos de produtos
Baseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado.

Barradas disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia