Na unidade 2 vamos falar sobre CONCEITOS BÁSICOS MULTIMÉDIA, tendo em conta que os conteúdos são os seguintes:
- Tipos de média
- Conceito de multimédia
- Modos de divulgação
- Linearidade e não-linearidade
- Tipos de produtos
- Tecnologias multimédia
"...não estamos perante um programa que pretenda dar uma formação técnica aprofundada em multimédia, mas sim permitir, no âmbito de uma formação geral orientada para as tecnologias da informação, dotar os alunos da capacidade de reflectir sobre esse tipo de produtos, compreender as suas envolventes e manipular ferramentas padrão, de utilizador, que actuem sobre parâmetros multimédia, ou façam a sua integração..."
Na unidade 2 vamos falar sobre CONCEITOS BÁSICOS MULTIMÉDIA, tendo em conta que os conteúdos são os seguintes:
Publicada por Liliana Monteiro às 18:04
3 comentários:
http://divulgacaodeconteudos.blogspot.com/
http://www.citi.pt/multimedia/conceitos.html
http://www.fca.pt/livros-html/downloads/415_6_mti_pag08.pdf
Tipos de média
Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos;
Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.
Origem
Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.
Interacção
Existe quem diferencie as categorias de multimédia linear e não-linear.
Na multimédia linear o utilizador não tem qualquer tipo de controlo no desenrolar do processo, enquanto que
A multimédia não-linear oferece interactividade com o utilizador.
Modos de divulgação
Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
Tipos de produtos
Baseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia
Enviar um comentário