terça-feira, 18 de setembro de 2007

AS PRIMEIRAS QUESTÕES... Teoria da Interactividade

O que é um GUI ?
O que é uma interface gráfica?
O que são widgets?
O que é um Ambiente Imersivo?

depois...
vamos tentar explicar o seguinte...

"A evoluçao do GUI ao Ambiente Imersivo"

Vamos para já deixar em Comentário as vossas respostas a estas perguntas...

5 comentários:

Barradas disse...

Interface gráfica do utilizador (abreviadamente, a sigla GUI, do inglês Graphical User Interface) é um mecanismo de interação homem-computador com um mouse (rato) ou teclado o usuário é capaz de selecionar esses símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses signos são designados de widgets e são agrupados em kits.
by: Wikipédia
Ambientes imersivos são caracterizados por operadores humanos interagindo com modelos de mundos dinâmicos de realidade dinâmica e sofisticada.

Hugo disse...

O widget é um termo sem tradução que designa componentes de interface gráfica com o usuário (GUI). Qualquer item de uma interface gráfica é chamada de widget, por exemplo: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc.

Outro ponto que pode ser colocado como Widgets são pequenas janelas que ficam no desktop. Essas Janelas têm como intuito ajudar, informar e divertir o Usuario.

Em poucas palavras widget pode ser definido como sendo um componente de software que viabiliza a interação com o usuário, ex: botão "OK".

Informação retirada do Wikipédia

Liliana Monteiro disse...

Muito bem, muito bem... tou a gostar.
É bom que passem isso para o vosso caderno...
Mas quanto a "Ambiente Imersivo" acho que conseguem melhor...

Outra coisita... é muito boa prática que indiquem sempre de onde tiraram a informação, pois onde existe uma informação pode haver muitas mais...

Hugo disse...

Isto nao esta nas questões propostas pela stora mas como foi abordado na aula acho que deveria ser colocado aqui:

Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.

Gonçalo disse...

humm...cheira-me a Wikipédia, ja li isso por la