Aqui vos deixo uma listagem de ferramentas para fazer animações 2D.

Toon Boom

Vários destes softwares são complexos e dispõem de uma gama variada de ferramentas para animação.

BLENDER - É um famoso programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, aplicação de materiais (mapping), renderização e animação, de modelos tridimensionais, e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros. O filme “HOMEM ARANHA-2” utilizou o Blender primeiramente para criar animações e pré-visualizações para o esboço das cenas.
O Blender está disponível para diversos sistemas operacionais, tais como: Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, FreeBSD, BeOS, Darwin, iPAQ e IRIX.

3ds MAX - É um programa de modelagem tridimensional (ou modelação 3D) que permite renderização de imagens e animações. É usado em produção de filmes de animação, vinhetas e comerciais para TV, maquetas eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.
Com o 3ds Max podemos gerar renderizações de alta qualidade, com luzes, sombras, transparências, etc. Com a renderização é possível criar imagens fotorealisticas, simulando ambientes, cenários e outros recursos, mas o 3ds Max não fica só nisso, permite também a criação de personagens, vinhetas e muito mais.

SOFTIMAGE|XSI - É um programa de gráficos 3D usado predominantemente em filmes, jogos e na indústria de publicidade, para a produção de ambientes e cenas 3D.
Entradas animáveis podem ser misturadas nesse programa, ele pode ser usado para customizar a criação de personagens, animação, e edição também.

3D CANVAS - É mais um famoso programa de modelagem e animação 3D que incorpora uma interface com suporte arraste-e-solte.
Usando as ferramentas de modelagem de objectos de 3D Canvas, você poderá criar complexos modelos a partir de outros mais simples. Estas ferramentas trazem todo o necessário para deformar, esculpir e pintar objectos 3D.
A animação pode ser criada frame a frame, vista em tempo real, ou gravada a um arquivo AVI, Canvas 3D é capaz de importar os formatos de modelos mais populares.