domingo, 30 de setembro de 2007

Imagem da nossa sala de aula

sábado, 29 de setembro de 2007

Proposta para a Unidade 2

Na unidade 2 vamos falar sobre CONCEITOS BÁSICOS MULTIMÉDIA, tendo em conta que os conteúdos são os seguintes:

  • Tipos de média
  • Conceito de multimédia
  • Modos de divulgação
  • Linearidade e não-linearidade
  • Tipos de produtos
  • Tecnologias multimédia
Venho vos propor que deixem em comentário links para sites relacionados com os conteúdos leccionados na Unidade 2.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Multimédia?

Multimédia? O que é?
No dia a dia ouvimos falar muito de multimédia... mas afinal o que é isso?

Responde em comentário...

Unidade 2


Em breve vamos começar a falar dos conteúdos da unidade 2 - CONCEITOS BÁSICOS MULTIMÉDIA

  • Tipos de média
  • Conceito de multimédia
  • Modos de divulgação
  • Linearidade e não-linearidade
  • Tipos de produtos
  • Tecnologias multimédia
Aí vem mais um bocadito de teórica... e umas contitas... :)

Fazer vídeos com o Photo Story 3

O Photo Story 3 da Microsoft permite a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos que dão a sensação de vídeo distanciando-nos da ideia de um conjunto de slides. Podemos partir de um conjunto de fotografias e fazer um vídeo que depois pode ser gravado em DVD, com o DVD Flick, por exemplo.

As potencialidades são imensas e a imaginação é o limite.
Nas aulas de Aplicações Informáticas B poderá servir para fazerem vídeos demonstrando as várias fases de um trabalho com narração áudio, apresentação de trabalhos, etc...

Para quem sente já vontade de experimentar o Photo Story 3 nada melhor que ver um pequeno tutorial do site Techlearning.

Nota: Para fazer o download do Photo Story 3 da Microsoft basta ter uma versão genuína do Windows.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O que é isto?


Quem sabe o que é este objecto? Foi criado em que ano?
...
vá... toca a responder...
opa :)

Primeira dica: foi inventado em 1963.
Segunda dica: feito de madeira.
E agora?

Tipos de Interactividade

Quais os tipos de interactividade que falamos na aula?
Segundo Taxionomia de Sims, e segundo o vosso livro temos os seguintes tipos:

  • linear;
  • de suporte;
  • hierárquica;
  • sobre objectos;
  • reflexiva;
  • de hiperligação;
  • de actualização;
  • construtiva.

Mas existem autores que além destes tipos de interactividade ainda referem mais um tipo:
  • Contextual - este conceito combina e estende os outros níveis num ambiente educacional virtual completo, onde o aluno pode agir em um ambiente similar ao contexto real de trabalho. Isso evita que o estudante fique apenas se movendo passivamente através de sequências de conteúdo;

Exames Nacionais do Ensino Secundário - Aplicações Informáticas B

Link para poderem descarregar os exames do ano passado...
e até tem a correcção.... opa opa :)
http://www.gave.min-edu.pt/np3/132.html

AJUDA - história dos ambientes gráficos

Aqui deixo links e afins para vos ajudar no vosso trabalho prático sobre a evolução e história dos ambientes gráficos...

Mais uns links que um outro professor sugeriu aos seus alunos, que também têm de fazer o mesmo trabalho.
http://www.baddesigns.com/
http://www.apergo.pt/
http://www.on.br/revista_ed_anterior/julho_2004/conteudo/futuro/futuro.html
http://www.evl.uic.edu/aej/528/lecture01.html
http://www.citi.pt/homepages/espaco/html/interactividade.html
http://www.cented.univ-ab.pt/pessoal/bidarra/sistemasmm/Sistemas%20Multim%C3%A9dia-164.htm http://www.apergo.pt/ergonomia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface
http://pt.wikipedia.org/wiki/Graphical_user_interface
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia
http://www.poleira.com/brasil/Le_catalogue_de_l_IRA_fichiers/poleira.br/Escritorio_de_esturos&securidade/ihm.htm
http://escience.anu.edu.au/lecture/ivr/lectureIntroduction/printNotes.en.h

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Google Earth - Simulador de voo

Parece que o Google Earth esconde um simulador de voo... para accionar o simulador oculto, é só usar o Google Earth por alguns minutos, e depois pressionar as teclas CTRL + ALT + A.
Existem dois aviões disponíveis... um F16 e um SR22, um teco-teco mais fácil de manobrar, como dá até suporte a joystick com force feedback. UAU!!!

Mais teclas de atalho para comandar o simulador de voo está neste link.
Se o simulador não funcionar ao pressionar as tais teclas, experimenta este link.

QUESTÕES, Interactividade

1. Depois de tantas definições para Interactividade, tenta elaborar a tua própria definição.
2. André Lemos situa a noção de Interactividade em três níveis. Quais?
3. Comenta a frase: “As tecnologias digitais trazem novas formas de circulação de informações, assumindo-se como um modelo descentralizado e universal.” .
4. Quais as características ou componentes da Interactividade.
5. Diz o que entendes por níveis de Interactividade.
6. Procura exemplos para os tipos de Interactividade tendo em conta a taxinomia de Sims.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Dispositivos - Realidade Virtual

Achei este site, de um distribuidor de dispositivos de RV, onde podem observar mais pormenores e conhecer alguns dispositivos novos...
http://www.vrealities.com/index.html


VÍDEOS
Este outro site apresenta alguns vídeos sobre RV, sobre trabalhos de alunos...

Identificação...

Parece que houve "um mosquito" que já conseguiu o livro... quem é o "mosquito"?
:)

Peço a todos que configurem a vossa conta por forma a que apareça o vosso nome real...
Ou seja... na conta do mail do google...
clicam no canto superior drt, onde diz "configurações"...
depois clicam onde diz "contas"...
e por fim onde diz "editar informações"...
e aí, nessa nova janela, colocar o vosso nome...

Obrigada...
pois eu julgo que não tenho nenhum aluno MOSQUITO...
:) lol

LIVRO ADOPTADO - Continuação

O livro parece estar esgotado pelas livrarias de Odivelas... e não existe data de chegada de novos livros... mas tem-se que arranjar soluções...
Passo a apresentar umas possíveis soluções...

  • encomendar o livro na WEBBOM.PT
  • encomendar o livro na Mediabooks
  • ou ir mesmo à loja da Porto Editora, que fica em???

domingo, 23 de setembro de 2007

QUESTÕES, Realidade Virtual

1. Define Realidade Virtual.
2. Aponta as razões que levam este conceito a ter várias definições?
3. Relaciona a Realidade Virtual com Simulação da Realidade.
4. Distingue imersão, Interacção e envolvimento.
5. De acordo com Pimentel (1995) como poderiam ser classificados estilos de RV? Caracteriza as diferentes categorias.
6. Faz a distinção entre realidade imersiva e não imersiva.
7. Qual a sensação proporcionada pelo sistema de som 3D?
8. Indica a principal função dos dispositivos de saída de dados.

Criada a sala de realidade virtual mais "realística" do mundo

"Pesquisadores da Universidade de Iowa, Estados Unidos, fizeram um "upgrade" completo em sua caverna digital, transformando-a na mais realística sala de realidade virtual do mundo.

A sala, dotada de seis paredes com projecção coordenada, passará agora a contar com nada menos do que 100 milhões de pixels, gerando imagens tridimensionais que possibilitarão uma experiência de imersão sem precedentes.

Segundo o director do centro de pesquisas onde está instalada a C6, o nome da sala de realidade virtual, a actualização de hardware "terá um impacto semelhante a se colocar os óculos quando se acorda de manhã". Quem usa óculos entende bem a analogia.

São 96 processadores gráficos, 24 projectores digitais, um sistema de som de oito canais e um sistema de detecção de movimento baseado em ultrasons. O investimento foi de US$4 milhões."

Noticia de 12/05/2006, publicada em Inovação Tecnológica

Realidade Virtual

O Hugo deixou este comentário, que acho que faz um belo post...
"Isto nao esta nas questões propostas pela stora mas como foi abordado na aula acho que deveria ser colocado aqui:

Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos."
Obrigado Hugo...
Entretanto, aguardem por mais questões...

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

INTERFACE GRÁFICA

Que acham da interactividade oferecida por este ambiente gráfico?
Gostava de saber a vossa opinião, pois já pedi um para a nossa sala ... :)


Minority Report interface prototype
Crazy Multi-Input Touch Screen
Novell XGL/Compiz presentation
WINDOWS VISTA AERO VS LINUX UBUNTU BERYL
3D Desktop! TouchScreen and XGL on Linux!
Mais um...

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Computadores na sala Inf3

Eu sei que vocês estão a adorar a realidade virtual que se vive na Inf3 em matéria de computadores… mas tenho novidades… os computadores reais vão chegar numa quinta-feira…

Até à próxima aula…

terça-feira, 18 de setembro de 2007

AS PRIMEIRAS QUESTÕES... Teoria da Interactividade

O que é um GUI ?
O que é uma interface gráfica?
O que são widgets?
O que é um Ambiente Imersivo?

depois...
vamos tentar explicar o seguinte...

"A evoluçao do GUI ao Ambiente Imersivo"

Vamos para já deixar em Comentário as vossas respostas a estas perguntas...

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

LIVRO ADOPTADO

Aplicações Informáticas B - 11.º Ano
de Dalila Fonseca, Deolinda Pacheco, Fernando Marques, Ricardo Soares
Editor: Porto Editora
ISBN: 9720434147
ISBN-13: 9789720434142

- FINALIDADES -

São finalidades da disciplina de Aplicações B do 11º ano de escolaridade:

• Aprofundar a capacidade de pesquisa de informação, bem como da sua comunicação, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação;

• Promover o incremento das capacidades de produção colaborativa, entre as quais se salientam, a co-criatividade e a co-responsabilidade, numa perspectiva de abertura à mudança, de compreensão dos fenómenos mediáticos, e de percepção do papel dos conteúdos nas TIC;

• Identificar as características de produtos provenientes da indústria de conteúdos, nomeadamente quanto às suas características de interactividade e técnicas;

• Avaliar das características, funcionalidades e eficácias de software de cariz multimédia, quer como produto quer como meio de produção;

• Desenvolver capacidades necessárias à manipulação de aplicações informáticas multimédia, nomeadamente em articulação com as aprendizagens de todo o tipo inerentes a outras áreas de formação inseridas no currículo;

VISÃO GERAL DOS CONTEÚDOS

• TEORIA DA INTERACTIVIDADE

  • Do GUI aos ambientes imersivos
  • Realidade Virtual
  • O conceito de interactividade
  • Características ou componentes da interactividade
  • Níveis e tipos de interactividade
  • Como Avaliar soluções interactivas
  • O desenho de soluções interactivas

• CONCEITOS BÁSICOS MULTIMÉDIA
  • Tipos de média
  • Conceito de multimédia
  • Modos de divulgação
  • Linearidade e não-linearidade
  • Tipos de produtos
  • Tecnologias multimédia

• USO DE SISTEMAS MULTIMÉDIA
  • Geração e captura de imagem
  • Formatação de texto
  • Aquisição e reprodução de vídeo
  • Aquisição e reprodução de som
  • Animação